segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bacia Hidrográfica do Uruguai

Grupo: Camila Juma nº01 e Felipe Augusto nº04

H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos. 

  • Localização e habitação
A bacia do rio Uruguai é uma das doze regiões hidrográficas do território do Uruguai. Possui uma área de 385.000 km², dos quais 174.612 km² situam-se dentro do Brasil, abrangendo 384 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o país vizinho, Uruguai. As principais cidades brasileiras localizadas na bacia são Lages e Chapecó (SC), Uruguaiana, São Borja, Bagé e Santana do Livramento(RS).

A população total da região, segundo dados do IBGE de 2006, é de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Sua população urbana é representada por 70% do total destes habitantes. A densidade populacional média na RH do Uruguai é de 22,3 hab/km2, pouco acima da média brasileira.
 

  •  Formação e origem
A Bacia do rio Uruguai consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Uruguai e seus afluentes, desaguando no estuário do rio da Prata, já fora do território brasileiro. Tal bacia é uma das doze regiões hidrográficas do país, abrangendo 384 municípios.

Tendo na sua origem o nome de Pelotas, na Serra Geral, a 65 km a oeste do Oceano Atlântico, este recebe posteriormente as águas do rio Canoas, passando então a ser denominado rio Uruguai. Este então tem sua foz na Bacia hidrográfica do Prata, ou Mar del Plata, como é mais conhecido, formado pela junção dos rios Paraná e Uruguai.
Formado então pelos rios Pelotas e Canoas, o rio Uruguai serve como divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta é ainda responsável por delimitar a fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai e deságua no Oceano Atlântico após percorrer uma trajetória de 1400 km, fazendo com que este rio seja talvez o mais importante da hidrografia do sul do Brasil.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bacia Hidrográfica do São Francisco



Grupo: Pamella Guimarães- nº 26/ Pedro Ferrari- nº 27/ Pedro Rodrigues- nº 28

H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos. 
Ocupando uma área de aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, a Bacia Hidrográfica do São Francisco é uma das mais importantes do Brasil. Abrangendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Goiás, além do Distrito Federal.

Sua nascente se localiza na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Percorre cerca de 2.700 quilômetros no sentido sul-norte, e atinge sua foz no Oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe.
Em relação à interação da sociedade com a bacia é que os rios da Bacia do São Francisco distribuem água para uma população de 13 milhões de pessoas.
Além disso, é essencial para o desenvolvimento econômico da região, principalmente nas áreas de clima semiárido. Através de sistemas de irrigação, é possível realizar atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado e o cultivo de frutas.

http://www.escolakids.com/bacia-do-sao-francisco.htm
http://cbhsaofrancisco.org.br/bacia-hidrografica-do-rio-sao-francisco/caracteristicas-gerais/