quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bacia Hidrográfica do Uruguai

Grupo: Camila Juma n°01 e Felipe Augusto n°04

H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
  • Importância econômica 

A Região Hidrográfica do Uruguai tem grande importância para o País em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e pelo seu potencial hidrelétrico. Além do potencial hidrelétrico, as águas da Bacia do Rio Uruguai também são muito utilizadas para irrigação, principalmente da cultura do arroz e indústria.
Outro aspecto importante é a utilização da região hidrográfica para saneamento. A população urbana atendida por abastecimento de água na região hidrográfica do Uruguai é de 92,1%, segundo dados do SNIS (2006). Este índice é maior que a média brasileira que é de 89,4%.

A navegação nos rios da bacia é viável somente no trecho inferior, partindo da foz da Prata. À medida que se sobe o rio, a navegação torna-se gradualmente inviável. Até a região de Salto temos a navegação de pequenas embarcações; acima desse ponto, torna-se a navegação dificultosa pela presença de rápidos e corredeiras. Um pouco mais acima deste ponto, entre São Borja e Uruguaiana pratica-se a navegação, porém com embarcações de pequeno porte.

  • Principais hidrelétricas localizadas no rio Uruguai

- Usina Hidrelétrica de Itá
- Usina Hidrelétrica de Machadinho
- Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
- Usina Hidrelétrica Binacional de Salto Grande



Nenhum comentário:

Postar um comentário