quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bacia Hidrográfica do Paraná

O que é uma bacia hidrográfica?
“A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída. A bacia hidrográfica compõe-se de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar em um leito único no seu exutório”

H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos.

   Na Bacia Hidrográfica do Paraná, que consiste de 16 bacias (Bacia Litorânea, Bacia do Ribeira, Bacia do Cinzas, Bacia do Iguaçu, Bacias do Paraná 1,2 e 3,Bacia do Tibagi, Bacia do Ivaí, Bacia do Piquiri, Bacia do Pirapó, Bacia do Itararé, Bacias do Paranapanema 1, 2 ,3 e 4.), localizada no sul do Brasil, com uma área total de 879.873Km².Na região vivem  61,3 milhões de pessoas e sua vegetação predominante é Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos pinhais, campos e vegetação do pantanal. A chegada dos europeus no século XVI, teve grande influencia para o ciclo do ouro na região. Os principais conflitos na região foi Guerra do Quebra –Milho  ( PR, de 1943 a 1941), Revolta dos Posseiros ( PR,1957), Guerra do Contestado ( 1912 a 1916). O estado do Paraná possui a maior diversidade étnica (28 etnias) do Brasil. São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. O Rio Paraná é o principal curso e os seus afluentes mais importantes são os rios Grande, Paranaíba, Tietê , Paranapanema e Iguaçu. São 28 municípios presentes na bacia e seu clima é subtropical úmido.

H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
  A Bacia Hidrográfica do Paraná passa por 6 estados, mais o Distrito Federal. São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Ela tem grande importância para a população, regiões agrícolas, geração de energia e transporte fluvial. Recebe água de muitos afluentes, Tietê, Paranapanema e Grande. É a bacia com a maior capacidade de geração de energia elétrica. Também abastece a Usina Hidrelétrica de Taipu, que é fruto de uma parceria entre Brasil e Paraguai, sendo a maior Hidrelétrica do Brasil, fazendo com que seja importantíssima em vários aspectos. A Bacia Hidrográfica do Paraná tem seus prós, mas também seus contras, como por exemplo, que origina um grande desmatamento, de áreas como o Cerrado e Mata Atlântica.


H30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
  A preservação da vida e a valorização da mesma têm mudado muito de significado ao longo dos anos, se tornando um conceito que está sempre sujeito a mudanças, de acordo com a moral de cada um. A vida, seja esta humana ou animal, é um fenômeno ainda difícil de explicar, e a vida animal é especialmente essencial para o nosso planeta. Assim como a natureza faz com que amebas consumam pequenos seres unicelulares, também faz com que um leão consuma uma zebra, e faz com que esse ciclo chegue novamente até as amebas. Todas as formas de vida são, em geral, essenciais para o nosso ecossistema, desde o nível celular até o nível de um cachalote, comendo milhões de pequenos moluscos e crustáceos. Na bacia hidrográfica do Paraná, também podem ser achadas várias ocasiões onde a vida prospera e cria o ambiente ao seu redor. Com 1,5 Milhões de km quadrados, a bacia contém uma boa parte do pantanal além do sul do Brasil, o norte do Uruguai e uma parte do Paraguai. A fauna explode por causa dos recursos hídricos presentes e esta é uma área com muita vida. Porém, a exploração dos recursos naturais e minerais que esta grande área tem a oferecer está causando uma degradação gradual da qualidade de vida para as espécies selvagens presentes neste ecossistema. O desmatamento e a erosão causada pela exploração mineral vêm alterando consideravelmente o ritmo de vida das espécies presentes, pequenas e grandes. E, a não ser que essa exploração seja controlada e regulamentada, o ecossistema inteiro está em perigo de uma grande decadência.


Gabriel Catalano
Gabriel Bezerra
Gabriela Crisppi


Nenhum comentário:

Postar um comentário