quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bacias/região hidrográfica do atlântico sul


Bacias/região hidrográfica do atlântico sul
A bacia hidrográfica do atlântico sul é composta por três bacias secundarias que não possuem ligações entre si nessa região predominam rios de pequeno porte que correm diretamente para o Oceano Atlântico.
Os rios que compõem esse trecho são fonte para geração de energia elétrica, são utilizados como vias de transporte hidroviário e são fontes de abastecimento de água.
A Região hidrográfica do atlântico sul se inicia ao sul de São Paulo com divisa com o Paraná e se estende ate o sul do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina. Possui uma área total de 187.522 Km², o equivalente a 2,2% do País. Esta região destaca-se por abrigar uma população muito grande, pelo seu desenvolvimento econômico e por sua importância para o turismo. Há cerca de 13,4 milhões de habitantes, sendo que 88% em área urbana. A região abriga 451 municípios e 411 sedes municipais, entre os quais destacam-se, no contexto socioeconômico: Paranaguá, no Paraná; Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina; Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e a Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A população da região está concentrada, principalmente, nas unidades hidrográficas Litoral de Santa Catarina e Guaíba.

A Região Hidrográfica do Atlântico Sul possui a Mata Atlântica como vegetação original predominante, que tem sofrido intensa ação antrópica. A Mata Atlântica se estende desde São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul.

A vazão media anual das Bacias do atlântico sul corresponde a 2,6% do total do pais, fornecendo água para mais de 11,6 milhões de pessoas da região, alem disso as bacias são de extrema importância para atividades econômicas, sobretudo a agricultura. No entanto essas atividades têm provocado vários problemas ambientais, como a retirada da mata ciliar e a poluição de rios, que ocorre principalmente através da extração de carvão mineral.
Rio Jacuí um dos mais importantes da região
-Gustavo Padalino
-Gustavo Nadim





Nenhum comentário:

Postar um comentário